Monsenhor Orivaldo Casini

Nascido em 11 de julho de 1958, Monsenhor Orivaldo Casini é natural de Ártemis, distrito de Piracicaba, estado de São Paulo. É o primogênito dos quatro filhos de uma família de ascendência italiana. Filho de Guerino Casini e Cecília Scarpelini Casini. Foi batizado na Paróquia Imaculada Conceição, Vila Rezende - Piracicaba, no dia 24 de julho de 1958, pelo Vigário Coadjuntor Padre Jorge Simão Miguel e crismado em 23 de abril de 1961, pelo Bispo Dom Amiger Francisco Maria Melillo, na Capela de São João Batista, em Ártemis, Piracicaba.

Aos dois anos de idade, a família mudou-se de Ártemis para Piracicaba. Frequentou os três primeiros anos do Curso Pirmário na Primeira Escola Municipal do Bairro da Bimboca em Vila Rezende, e o quarto ano no Grupo Escolar José Romão. O ginasial fez na Escola Estadual João Sampaio, que funcionava no prédio da Escola Abigail de Azevedo Grillo, também em Vila Rezende. Concluiu o colegial no Colégio Técnico Industrial Cel. Fernando Febeliano da Costa.

Paralelo aos estudos, foi vendedor ambulante, balconista em agro pecuária e supermercado, vassoureiro e por último, Inpetor de Qualidade nas Empresas do Grupo Dedini.

Nessa caminhada sentiu brotar o desejo e seguir a vida sacerdotal, tanto que aos 22 anos de idade ingressou no Seminário Bom Jesus, na cidade de Aparecida - São Paulo, através da Diocese de Piracicaba. Depois de um ano veio estudar na Pontífice Universidade Católica de Campinas onde licenciou-se m Filosofia e bacharelou-se em Teologia.

Nesse período de faculdade fez experiências de Pastoral em várias Paróquias da Diocese, inclusive trabalhou na Pastoral Vocacional Diocesana. Após receber o Ministério de Leitor e Acólito, foi ordenado Diácono no dia 22 de maio de 1988, na Paróquia de São Sebastião, em Santa Bárbara d'Oeste, onde exerceu seu Ministério Diaconal.

Aos 30 anos de idade, no dia 06 de janeiro de 1989, foi ordenado Padre, na Paróquia São Pedro, Vila Rezende, pelas mãos do Bispo Diocesano de Piracicaba, Dom Eduardo Koaik e com a presença do Bispo de Caltaniceta de Cecília - Itália, Dom Alfredo Garsia.

Neste mesmo ano atuou na Paróquia São Sebastião e na Capela Curada São João Batista, no Bairro Molon, em Santa Bárbara d'Oeste.

Em 1990, foi nomeado Pároco da Paróquia São José, em Santa Bárbara d'Oeste, e Reitor do Seminário Filosófico e Teológico São José, também em Santa Bárbara d'Oeste.

Foi ainda coordenador da Região Pastoral de Santa Bárbara e membro do Conselho de Presbítero.

Em 29 de julho de 1994, foi nomeado Pároco da Paróquia de São pedro, na cidade de São pedro.

Nesse período, exerceu os cargos de coordenador de Pastoral da antiga Regional Pastoral Norte de Piracicaba, delegado Episcopal para os Diáconos, membro do Conselho de Presbítero, coordenador do Clero Diocesano, responsável pela Pastoral Presbiteral e coordenador dos Encontros das/os Secretárias/os paroquiais.

Foi nomeado pelo Bispo Diocesano Dom Eduardo Koaik a Pró Vigário Geral da Diocese e em 09 de junho de 2001 foi agraciado com o título de Monsenhor Capelão, por sua Santidade o Papa João Paulo II.

Numa nova divisão da Diocese, foi criado a Região Pastoral de São Pedro, que compreende as cidades de São Pedro, Charqueada, Águas de São Pedro e Santa Maria da Serra, onde assumiu como Coordenador Pastoral dessa Região.

Em 26 de fevereiro de 2006, assumiu como Pároco a Paróquia Imaculada Conceição, Vila Rezende, Piracicaba, onde permanece até hoje. Nesses nove anos concentrou seus trabalhos no bem estar da paróquia. Formou novas Pastorais, inclusive a Dízimo e Juventude e incentivou os projetos de evangelização. Reativou as reformas no prédio do Centro de Pastoral, com a construção de uma nova secretaria, salas de atendimento, salas de reuniões e encontros. Também em sua permanência à frente da Paróquia, reformou completamente a Capela anexa à Matriz, dando-lhe condições especiais, favorecendo à oração e à prática dos Sacramentos. Consolidou a festa da padroeira que acontece todos os anos no dia 08 de dezembro. Essa festa paroquial passou a constar do calendário oficial da Secretaria de Cultura do município, assumindo caráter importante nos anais da cidade de Piracicaba.