Pastoral da Catequese

Histórico da Catequese na Paróquia Santa Catarina

Os encontros inicialmente eram realizados na Capelinha das Almas que ficava na Rua Baronesa Dona Rita aonde se manteve por 22 anos (atualmente neste local encontra-se um bar) e foi fechada. A Irmã Nazaré, Madre do Dispensário dos Pobres, demonstrou grande interesse em formar um centro catequético neste bairro e graças sua vontade, a Capela catequética foi reaberta após 37 anos sendo renomeada como Capela de Santa Catarina de Alexandria.

Os Frades Capuchinhos Guilherme de Limeira, Carlos Vendiame e Cirilo Bergamasco deram início à catequese com o apoio das irmãs missionárias de Jesus Crucificado, Maria das Lágrimas, Doralice, Lurdes Antonioli, Marina e Terezinha.

As catequistas eram: Lourdes Perecim Souza, Cecília Perecim e Cacilda Perecim, Teresinha Rasera, Nilsa Storel Rasera... Havia várias turmas. As primeiras orações eram ensinadas para as crianças de três a cinco anos. A preparação para a Primeira Eucaristia era dividida em duas turmas: a primeira aprendia o catecismo e a segunda turma aprofundava e decorava o catecismo.

Coordenador Responsável pela Paróquia Santa Catarina:

Osvaldo José Silveira Soares e-mail: ojssoares@yahoo.com.br

Telefone de contato: 3426-1601/99159-8087

Segunda feira das 14:30 as 16:00 - 3°etapa

Quinta feira das 8:30 as 10:00 - 1° e 2°etapa

Sexta feira das 8:30 as 10:00 - 3°etapa

Sábado das 8:30 as 10:00 - 1° e 2°etapa

Histórico da Catequese na Capela Santa Edwiges

Com a visita do saudoso Bispo Diocesano Dom Eduardo no bairro Nova América observou-se a construção de novos prédios, casas e escolas. Surgiu então uma grande preocupação entre a comunidade a respeito das crianças que deveriam frequentar a catequese, pois a igreja mais próxima era a Paróquia Santa Catarina e a Capela do Lar Fransciscano.

Sugeriu-se então que fosse construída uma Capela justamente para atender a demanda deste local. Encontrou-se um terreno que foi comprado pelo então Padre e assim surgiu a Capela Santa Edwiges.

No início, como a Capela ainda não estava pronta, os encontros da catequese eram realizados em uma escola de Educação Infantil localizada bem próxima da futura Capela, que gentilmente cedeu o espaço.

Quanto o espaço catequético ficou pronto, os encontros começaram a ser realizados com 113 crianças, sendo divididas em três etapas. Foram providenciados todo o material necessário para acolher essas crianças. Os encontros eram realizados com dinâmicas, filmes religiosos, leitura da Bíblia, orações, apostilas, etc, além da participação das missas.

As reuniões com os catequistas eram realizadas mensalmente. Durante o ano também era agendadas reuniões com os pais, mas infelizmente não eram muito frequentadas.

Coordenador Responsável pela Capela Santa Edwiges:

Magali Aparecida de Oliveira e-mail: magaosantos@hotmail.com

Telefone de contato: 3375.3780/992828928

Segunda feira das 19h00 às 20h30 - 1° e 2°etapa

Quarta feira das 19h00 às 20h30 - 3°etapa

Sábado das 8:30 as 10:00 - 1° e 2°etapa

Sábado das 10:00 as 11:30 - 3°etapa

Histórico da Catequese na Capela Nossa Senhora do Carmo

Por volta de 1962, foi realizada uma reunião com os Marianos da Paróquia do Senhor Bom Jesus com o objetivo de formar um Centro Catequético no bairro da Vila Monteiro.
A princípio, como não havia outro lugar, os encontros eram realizados em uma casa particular. Eram em torno de 50 crianças que após um ano de preparação receberam o Sacramento da Primeira Eucaristia na Paróquia do Senhor do Bom Jesus.

Por volta de 1963, o Sr. Antonio Pizzinato doou um terreno. Os próprios moradores ajudaram a limpar o terreno e a construção do tão sonhado Centro Catequético ficou pronto depois de mais ou menos dois anos.

Vários foram os catequistas que acolheram as crianças neste período: Antonio Caprânico, Tarcisio Sesso, Alexandre José Sesso, Antônio Vitti, Julia Viêcelli e no dia 08 de abril de 1972 aconteceu a Primeira Eucaristia da primeira turma de crianças preparadas no novo salão e foi celebrada pelo Frei Frederico Lorenzon.

A partir desta data, o Bispo Dom Aniger Francisco Maria Melilo nomeou o salão como “Centro Catequético Capela Nossa Senhora do Carmo e Santo Afonso de Ligorio”

Coordenador Responsável pela Capela Nossa Senhora do Carmo:

Angélica Peixoto dos Santos e-mail: angelicapsantos@live.com

Telefone de contato: 3422-3080/ 996287200

Segunda feira das 18:30hs às 19:45hs - 2°etapa

Quinta feira das: 8:30 às 19:00 - 1°etapa

Sábado das 8:30 às 10:00 - 2° e 3°etapas

Os Subsídios da Catequese

Com a transferência do Padre Luis para a cidade de Rio das Pedras recebeu na Paróquia Santa Catarina o Padre Carlos Dollo.

O Padre Carlos manteve na catequese a mesma apostila já utilizada pelo seu antecessor. As reuniões com os catequistas continuaram sendo mensais e com os pais eram realizadas duas ou três vezes ao ano.

Em 2015, com a chegada do Monsenhor Orivaldo foi mantida a mesma apostila já utilizada, porém a partir de 2016 um novo subsídio foi adotado, o material do Padre Paulo que tem como foco resgatar a família e ter um trabalho voltado às crianças e suas respectivas famílias.

Também foi dividida, a pedido do Monsenhor, a coordenação da catequese, isto é, elegeu-se em comum acordo com todos os catequistas uma Coordenadora Geral da Catequese que é responsável por toda a catequese da Paróquia Santa Catarina e das Capelas Nossa Senhora do Carmo e Santa Edwiges. Cada uma dessas três comunidades elegeram sua coordenadora local e que respondem diretamente para a coordenadora geral.

Coordenadora Geral Responsável pela Paróquia Santa Catarina e Capelas Nossa Senhora do Carmo e Santa Edwiges:

Madalena Moretti Muller Corrêa.

e-mail: madalenamuller@hotmail.com

Telefone de contato: 99955-5564.